sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Diario

Olá querido diário vou-te contar o dia de hoje… Estava na casa da minha tia era hora de almoço. Estávamos todos reunidos e a comida recusou-se a ser comida por mim. Eu fiquei logo desapacientado.
A tarde lembrei-me e fui à casa da minha tia Regina. A casa estava toda ao contrário a sanita estava na sala, a televisão na sanita e os armários da cozinha estavam na sala. Quando estava de caminho para casa encontrei um papel no chão a dizer: Hoje vi um grande pato
Que era muito engatatão
Ele estava a comer o meu prato
E dei-lhe um chapadão.
   
Pelas 18 horas conheci uma pessoa famosa foi o Cristiano Ronaldo. Quem me apresentou este famoso foi Joaquina Alberta. Apresentou-ma no aeroporto eu fiquei passado porque è um dos melhores jogadores de futebol. Pedi-lhe um autógrafo e disse logo se ele me dava um bilhete grátis para ir ver a seleção.
A dormir sonhei que tinha andado num tapete voador, foi espetacular. Eu entrei em casa e o tapete da sala virou-se para mim e disse: queres dar uma voltinha. Eu respondi: é claro que quero. E então lá abalamos os dois pelos ares a cima. O tapete era feito de algodão e lã. Quando as pessoas me viram lá naqueles ares ficaram malucas!

 imagem in:marcellolima

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Capuchinho Vermelho

Capuchinho Vermelho

Uma menina conhecida como Capuchinho Vermelho, atravessa a floresta para entregar uma cesta de pães de mel para sua avó doente, mas a estrada divide-se entre um caminho longo e seguro e um caminho mais curto e perigoso. A menina toma o caminho curto, aonde é vista por um lobo, geralmente chamado de Lobo Mau. Ele sugere que a menina volte e tome o caminho longo, por segurança. Capuchinho, segue o conselho do lobo e volta atrás. Mas enquanto ela toma o caminho longo, o Lobo Mau segue pelo caminho curto, chega à casa da avó, e a devora completamente. Então, veste-se com suas roupas e espera Capuchinho na cama da avó. Quando a menina chega, nota a aparência estranha de sua avó, e tem o famoso diálogo com o lobo:
 — Porque tens olhos tão grandes? Então o lobo responde:
 — Ó minha querida, são para te ver melhor
 — Porque tens orelhas tão grandes?
 — São para te ouvir melhor.
 — E porque tens uma boca tão grande?
 — É para te comer melhor!!!!
 Nesse momento, a "avó" (que era o lobo disfarçado), revela-se e devora o Capuchinho, que grita assustada. Então, um caçador que passava por ali ouve os gritos, e encontra o lobo dormindo na cama. O caçador então abre a barriga do lobo donde saem Capuchinho e sua avó, sem ferimento nenhum.
 

O autor

Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628 — Paris, 16 de maio de 1703) foi um escritor e poeta francês do século XVII. O conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantil. Aa histórias mais conhecidas são “Le Petit Chaperon rouge” (Capuchinho Vermelho), “La Belle au bois dormant” (A Bela Adormecida), “Le Maître chat ou le Chat botté” (O Gato de Botas), “Cendrillon” ou “la petite pantoufle de verre” (Cinderela), “La Barbe bleue” (Barba Azul) e “Le Petit Poucet” (O Pequeno Polegar).

Charles Perrault nasceu em 1628 em Paris. Quinto filho de Pierre Perrault e Paquette Le Clerc da alta burguesia, completou seus estudos sozinho, por ter se desentendido com um professor. Dá início aos seus estudos em 1637, no colégio de Beauvais, que viria a concluir aos quinze anos, tendo demonstrado um certo talento para as línguas mortas. O seu irmão Claude Perrault tornou-se um grande arquiteto. Em 1643 ingressa ao curso de Direito e, em 1651, com apenas vinte e três anos, consegue o seu diploma, tornando-se advogado.

Ele casou-se em 1672 com Marie Guichon, que morreu em 1678 dando à luz uma menina e três filhos deficientes que morreram em seguida por não terem como sobreviver no orfanato depois que seu pai mandou eles irem pra lá isso aconteceu em 1685.

Perrault faleceu na madrugada de 16 de maio de 1703, com 73 anos, em sua casa em Paris. Seus pais faleceram logo após sua morte.


Personagens:

Capuchinho vermelho: personagem principal; usa um capuz vermelho
Lobo: é muito mau
Caçador
Avó
Mãe

Opinião:

Eu gostei muito desta história. Porque é uma das histórias tradicionais mais antigas, e mais fáceis de fazer o resumo.